Teste do Pezinho

O QUE É?
Teste do Pezinho é o nome popular do exame de sangue simples e rápido que deve ser feito em todos os recém-nascidos a partir do 3º dia de vida.

 

PARA QUE SERVE O TESTE DO PEZINHO?
O exame salva vidas!

Ele pode detectar de forma precoce doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetas o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma.

É o primeiro passo para o diagnóstico correto nos primeiros dias de vida e possibilita o início de um tratamento imediato, que faz toda a diferença no futuro da criança.

Quando fazer?
A partir do 3º esse é o recomendado para fazer o teste do pezinho, de acordo com o Programa Nacional de Triagem Neonatal.

E por que não é feito logo ao nascimento?  Coletas realizadas antes de 48 horas de vida, podem sofrer influências das alterações hormonais e metabólicas que normalmente acontecem com a transição da vida fetal para vida pós natal.

 

E COMO ELE É FEITO?
O exame e feito através  de uma pequena picada no calcanhar do bebê, algumas gotinhas de sangue em papel filtro especial que vai para análise em laboratório. É simples, não há contraindicações ou efeitos colaterais.

Por que o furo é no pezinho?
O calcanhar do bebê é um local com muitos vasos sanguíneos  e por isso é melhor para coletar as gotinhas de forma rápida e praticamente sem dor para o pequeno.

Quais são as doenças detectadas pelo Teste do Pezinho?
Existem várias opções de Teste do Pezinho, uns são mais completos que outros porque incluem uma lista maior de doenças, proporcionando um diagnóstico precoce mais amplo.

Para facilitar, o mais importante é saber que existe o exame Básico, Ampliado, Plus e Master oferecidos aqui no Laboratório Santa Catarina.

 

Quais doenças são analisadas nas 4 modalidades do Teste do Pezinho


O TESTE DO PEZINHO NÃO PODE ESPERAR!
É um exame essencial para a saúde da criança e precisa ser feito nos primeiros dias de vida do bebê.

É fundamental conversar com o médico da família para saber mais sobre as opções disponíveis do Teste do Pezinho e a importância de realizar o exame mais completo e de receber o resultado do exame.

Não esqueça do resultado:

É preciso ficar atento ao prazo dado para o resultado do exame, o ideal é que não ultrapasse 30 dias. As famílias devem levar o resultado o quanto antes para avaliação do pediatra que acompanha o bebê.

LEIA TAMBÉM