Qual é o exame de sangue que detecta gravidez?

O exame de sangue para detectar a gravidez é o Beta hCG. Para realizar o exame, o recomendado é aguardar entre 2 e 5 dias de atraso menstrual.
Estou grávida e agora?
Acompanhar a saúde durante a gestação é essencial para segurança da mãe e do bebê. Para isso, é importante conhecer e realizar os exames do pré-natal após uma consulta com o seu médico.
Os exames que fazem parte da rotina pré-natal devem ser realizados ao longo de toda a gravidez com objetivo de acompanhar o desenvolvimento e a saúde do bebê, bem como da futura mãe. Dessa forma, as avaliações são feitas durante a gravidez para identificar se está tudo correndo como o esperado, se há alterações relacionadas ao bebê, ou riscos para a gestação. Neste sentido, durante os 9 meses de gravidez, o seu médico poderá solicitar
diferentes exames físicos, laboratoriais e de imagem.
Recomenda-se que o pré-natal seja feito assim que a gestação for confirmada. Cada exame deverá ser determinado por um médico que saberá quais exames solicitar correspondente a cada fase da gestação. Neste sentido, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestante deve realizar pelo menos oito consultas durante a gravidez, para que haja acompanhamento adequado de cada fase da gestação.
Exames para uma gravidez de baixo risco.
 Tipagem sanguínea e fator Rh;
 Teste de Coombs indireto nas pacientes Rh negativo;
 Hemograma;
 Urina tipo I;
 Urocultura e antibiograma;
 Glicemia de jejum;
 Exame parasitológico de fezes;
 Sorologia para sífilis (VDRL);
 Sorologia ELISA anti-HIV;
 Sorologia ELISA para hepatite B (HBsAg);
 Sorologia ELISA para hepatite C (HCV);
 Sorologia para toxoplasmose (IgG e IgM);
 Sorologia para rubéola;
 Curva Glicêmica (avaliação de diabetes gestacional)
 Pesquisa de Streptococcus Beta Hemolítico (exame do cotonete)

QUANTAS VEZES SE FAZ EXAMES LABORATORIAIS NA GRAVIDEZ?

Exames de sangue podem ser feitos várias vezes durante a gestação, mas no mínimo uma vez a cada trimestre. Converse com seu médico, ele saberá orientá-la corretamente.
Conheça também:
SEXAGEM FETAL: O exame de sexagem fetal investiga se há o cromossomo Y no sangue materno, assim indicando que o bebê é do sexo masculino, mas se estiver ausente no sangue, indica que o sexo do bebê é feminino.
Dúvidas? Converse com seu médico!

LEIA TAMBÉM